"Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade".
(Frida Kahlo)

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

As ervas da Loura.


Na barraca da Socorro Loura tem receita pra tudo; Desde chás curativos para doenças hepáticas até banhos para atrair sorte, prosperidade, e é claro, amor. Há mais de 24 anos trabalhando como erveira na feira do Ver-o-peso, ela conquistou espaço no mercado e tornou-se figura conhecida na cidade pelas suas ervas mágicas e pelo jeito simples e encantador com que trata seus clientes. Em entrevista exclusiva, Loura conta um pouco da sua história e do seu trabalho.Confiram!

Repórter: A senhora trabalha há 24 anos na feira do Ver-o-peso. Conte um pouco da sua tragetória no mercado das ervas.

Socorro Loura: Tenho 24 anos de barraca no Ver-o-peso, mas trabalho aqui há muito mais tempo! Desde que eu tinha 12 anos vinha pra cá carregando na cabeça paneiros cheio de ervas que eu vendia para os comerciantes das barracas e para as pessoas que passavam. Anos depois é que eu consegui montar o meu ponto.

Repórter: Nesses anos todos de trabalho no Ver-o-peso a senhora atraiu a curiosidade de pessoas quanto aos seus produtos, além de conquistar clientes fixos, tornando-se uma vendedora conhecida na cidade. Pra você, qual o segredo dessa procura?

Socorro Loura: Eu acredito que o segredo é a dedicação com que eu trato os meus clientes. Sou uma pessoa muito espontânea e sempre procuro conversar e fazer amizade. Daí eles compram os meus produtos, conseguem o resultado esperado e sempre voltam, e ainda indicam a minha barraca para outras pessoas.

Repórter: E quanto aos  produtos que a senhora vende; Qual o diferencial deles para os vendidos nas outras barracas de ervas?

Socorro Loura: Todos os produtos vendidos na minha barraca são preparados por mim. Alguns deles são iguais aos que são vendidos nas outras barracas, mas outros são exclusivos. A garrafada para engravidar, por exemplo, fui eu que inventei há anos atrás e ela virou um sucesso.

Repórter: Muitas pessoas procuram a senhora em busca de atrativos pessoais e chás para a cura de diversas doenças. Teve algum caso interessante de cura de algum cliente por meio dos seus chás e banhos?

Socorro Loura: Várias pesoas desenganadas por médicos já vieram me procurar e conseguiram se curar através dos chás e das garrafadas. Certa vez, uma cliente que estava com mioma comprou uma Batida de Babosa comigo e dias depois ligou contando que tinha expelido o tumor. Tempos depois ela conseguiu engravidar.

Repórter: E desses produtos, quais são os mais procurados pelos clientes?

Socorro Loura: Todos os produtos tem um ótima saída, mas o Chá de Viagra natural é o mais procurado pelos homens que estão passando por algumas dificuldades...(risos). Outros muito procurados são o Banho da sorte e defesa e o Banho do descarrego.



Repórter: Qual foi a coisa mais importante que a senhora conseguiu conquistar durante todos eses anos de trabalho?

Socorro Loura: Com certeza foi ter conseguido criar os meus quatro filhos com o dinheiro das minhas vendas. Tudo o que eu não tive, eu pude dar pra eles com o esforço do meu trabalho. Este ano por exemplo, o meu filho se formou em Ciências Contábeis e tudo isso graças a minha barraca. É a minha maior felicidade!

Repórter: A história que a senhora construiu como vendedora de ervas em Belém acabou ficando conhecida em outros Estados e Países, tanto que no ano passado foi premiada em São Paulo. Qual a sensação de ver o seu trabalho reconhecido dessa  forma?

Socorro Loura: Fiquei muito feliz de ganhar um prêmio em São Paulo e mostrar um pouco do meu trabalho. Durante o evento eu expus os meus produtos em uma barraca intitulada 'Ver-o-peso'. Quando as pessoas liam a placa e viam os banho e ervas, ficavam num alvoroço só. Foi muito bom.

Repórter: Este ano a cidade de Belém está completando 394 anos. Para você, qual a importância do mercado do Ver-o-peso para a cidade?

Socorro Loura: O Ver-o-peso é um lugar muito importante, é um cartão postal do mundo. Muitos turistas visitam o mercado e ficam maravilhados com a beleza e com os produtos vendidos. E também ele é importante para nós que trabalhamos aqui, pois é daqui que tiramos o sustento das nossas famílias. Tenho muito orgulho de trabalhar no ver-o-peso, ele é a minha segunda casa. Se eu pudesse, atava uma rede e morava aqui de vez!

6 comentários:

  1. que maravilha de entrevista bem detalhada esta mulher um exemplo de vida. vou visitar ver o peso em 2011 quero aprender muito com os raizeiros do para....aguarde 2011 raizinhoraizeiro.bjstds.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber o telefone da Loura do ver-o-peso, pois tenho um amigo do sul que quer adiquirir produtos dela, alguem pode me informar, meu telefone é 8284-0083 Rosangela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite gostaria muito de ter o número do telefone da loura do Ver-o-Peso.obrigada

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. esqueci de dizer que o código de área (91) 8284-0083

    ResponderExcluir