"Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade".
(Frida Kahlo)

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Eu maior que o mundo




Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.
(Poema das sete faces.Drummond)

Hoje eu acordei diferente, embora o mundo continuasse igual.Tem dias que são assim.A gente aperta no foda-se e se desprende dos grilhões do silêncio e da obediência da vida adulta e suas pequenas regras de etiqueta.Então hoje resolvi falar pra não mais implodir.Me cansei de lero lero,como diz a minha amiga Rita Lee.
Minha avó como em todas as manhãs me chamou para leventar daquela maneira delicada, que sempre me assusta e me estressa nos primeiros minutos do dia.Levantei obstinada e segui para a cozinha.E de uma maneira bem tranquila falei:''Olha só vó,a senhora não precisa mais me acordar dessa maneira todas as manhãs, eu já tenho o meu despertador''. Se enchendo de espinhos pequena senhora falou:''Então quer dizer que tu estás me dando uma lição de moral? Pois eu nunca mais vou te acordar, nem que tu me peças!''. ''Ok, proveite e não desligue o ventilador na minha cara''. Cheguei a rir sozinha e achar engraçada a tolice e espraguejamentos da velha Dona Ray, mas não cedi. Chega de acordar com sustos e pressões.
Subi no ônibus.Aquela volta de uma hora para chegar no outro lado da cidade,que eu realizo há mais ou menos uns dois meses para chegar no meu adorado e estimulante local de trabalho.No caminho engarrafamentos,calor e escorões.Sentei em um dos bancos da frente do ônibus.Como sempre,ele lotou.Idosas que passeiam de graça nos coletivos todas as manhãs. Não leventei.Desculpe a melhor idade(hoje outro pobre trabalhador pode fingir que é educado e que se preocupa com esse tipo de coisa, mesmo estando morto de cansado),mas pra mim hoje é dia de ir sentada.
Bate ponto.Como podem ver hoje é dia 9.Meu salário de estagiária ainda não saiu. Mês do décimo terceiro(eu, simples estagiária, não sei o que é isso).Fui lá. 'Eu ainda não recebi'. 'Sabe como é,a gente está com uns problemas quanto ao pagamento dos contratados, esperamos regularizar em janeiro'; 'Sabe como é, eu também tenho contas pra pagar'. Ele se recuou na cadeira e afirmou que com certeza amanhã o dinheiro sai. No seu rosto um sorriso de 'ela não tem medo de perder o emprego'. E hoje eu não tenho mesmo.
É incrivel a capacidade do ser humano de passar por cima de várias pequenas coisinhas todos os dias, evitando represálias e com isso ir se entalando.Não se mostrar por inteiro e pior que isso, não ter tempo para ser e viver as coisas realmente importantes,se consumindo nessa simbiose sem fim.
É claro, existem os bons momentos que compensam.Aqueles que acontecem no intervalo do dia-a-dia.Concordo.Mas não basta viver esses fragmentos e guarda-los;O bom mesmo é quando eles servem de motor pra uma mudança, pra repensar a anulação e a passividade que nos afastam dessas coisas boas.E acho foi isso que aconteceu comigo hoje.Uma bela noite, de uma bela data,me fez querer ser cada vez mais leve para viver de uma forma melhor.Pra isso acontecer, as vezes é preciso não calar, não deixar de fazer o que se quer pra agradar sabe Deus o quê.Excluíndo o maisporémtodaviaentretanto do vocabulário e deixando que os seus sonhos e pequenas vontades sejam maiores que o mundo.

*Foto:Grafite dos gêmeos Otávio e Gustavo Pandolfo

Nenhum comentário:

Postar um comentário