"Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade".
(Frida Kahlo)

sábado, 15 de agosto de 2009

40 anos de paz, amor e música.


''A primeira exposição de aquário; Bem aqui, aqui está ela!''. Essa foi a definição dada ao festival de Woodstock por Michael Lang, um de seus produtores.

Era um período de grandes tensões políticas e sociais nos Eua. A guerra do Vietnã estava começando e Martin Luther King acabara de ser assassinado. Junto aos avanços tecnológicos, iniciava-se uma revolução no comportamento da sociedade, onde certos valores começaram a ser questionados. A arte, em especial a música, refletia esses acontecimentos, e a juventude era a base de toda essa transformação,buscando uma nova forma de viver em sociedade,longe da violência, dos preconceitos e limitações.

Foi nesse contexto que nasceu o Woodstock.Um festival, voltado para a juventude, onde se ouviria música boa, trocando tragos e idéias em total liberdade. Idealizado por Michael Lang e Artie Kornfield, a proposta inicial era a de fazer um estúdio de música, mas logo foi substituida pela idéia de um festival ao ar livre.

Realizado entre os dias 15 à 18 de agosto da 1969, numa pequena fazenda na cidade de Bethel, em Nova York,e esperando um público de menos de 200 mil espectadores, o festival tomou dimensões astronômicas, atraindo mais de 500 mil pessoas e se tornando naquele instante o maior símbolo da Contracultura.

O grande fluxo de pessoas em direção ao festival, transformou território de Bethel em área de calamidade pública.Os ingressos não foram mais cobrados, tornando a entrada gratuita. Mas apesar dos contratempos causados pela falta de estrutura,e a grande concentração de pessoas, o Woodstock teve um caráter totalmente pacífico, contabilizando apenas duas mortes, uma por overdose e outra por atropelamento.

O festival contou com a participação de grandes artistas, como Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jefferson Airplane, The Who, Canned Heat, entre outros. Um dos grandes momentos,foi a interpretação de Joe Cocker, da música ''With a little help from my friends'', e a de Jimi hendrix, em ''The Star-Spangled Banner''.

Mas não foram só as grandes performances musicais que fizeram o nome do festival;Os espectadores se tornaram a atração principal, com a sua postura libertária e pacífica em grandes momentos, como nas demonstrações de ioga,banhos no lago e amor livre,além do histórico banho de lama,quando mesmo com o mal tempo e a chuva, todos se divertiram batendo latas, e cantando. Todos esses momentos foram registrados em um documentário com mais de duas horas e meia de material, lançado em 1970.

Passado exatamente 40 anos hoje, o festival de Woodstock será comemorado e lembrado com carinho, por representar a aura libertária, que abriu as portas para uma revolução de comportamento na sociedade, e que mostrou a possibilidade de uma convivência pacífica, desprovida de preconceitos,onde as pessoas se ajudam e se comunicam; A chamada Era de aquário.